Estamos em Novembro, o final do ano está se aproximando e nessa época começamos a pensar nos nossos objetivos para o próximo ano.
É também nesse período que as dicas de como viabilizar nossos sonhos começam a aparecer, e muitas vezes somos bombardeados por informações que nos passam a sensação de que alcançar nossos objetivos é algo muito simples, que basta apenas colocar os sonhos no papel e eles serão realizados.
Conquistar um objetivo, seja ele de curto ou longo prazo é algo que demanda energia, foco, planejamento e resiliência, portanto é um processo desafiador, afinal, temos que lidar com situações inesperadas que surgem no meio do caminho e que fazem com que nos adaptemos às mudanças sem desanimar durante a jornada.
Mas, eu tenho uma boa notícia para te dar: você pode realizar todos os seus objetivos se tiver uma estratégia bem definida!
E para te ajudar nesse processo, te apresento a metodologia SMART, uma técnica que utilizo para estabelecer as minhas próprias metas e que também é muito usada nos processos de coaching.
O que são as metas SMART?
É uma metodologia utilizada por profissionais e empresas para definição de metas.
O termo ‘’SMART’’ foi criado em inglês e traduzido para o português significa inteligente, e a estratégia ajuda a:
Eu considero esse método uma forma racional de conquistar sonhos! Pois é através da definição de metas claras e menores que os objetivos se tornam alcançáveis, e com isso os sonhos podem ser realizados de forma consciente e clara.
Qual o significado de SMART?
Como mencionei acima, SMART é uma sigla em inglês que se formou através das seguintes palavras:
Cada letra da sigla SMART vai te ajudar na definição das suas metas. Por isso, é muito importante que você siga cada passo do método, que é definido por cada uma dessas palavras acima.ara.
Como definir as metas?
Para definir suas metas você precisará seguir os 5 passos da metodologia SMART, que é dividido de acordo com cada palavra que forma a sigla.
Você precisará definir um objetivo claro, mensurar seu desempenho, verificar se sua meta é viável, saber o porquê desta meta e estabelecer um prazo.
E isso, você faz seguindo os passos abaixo:
1. S – specific/ específico
Uma meta bem definida deve ser clara, específica e direta, para isso, se pergunte:
2. M – measurable / mensurável
É muito importante acompanhar o desenvolvimento da meta, para saber como está indo o processo e se está perto da conclusão. Só se controla o que se mede, e por isso mensurar a meta é imprescindível!
E para isso, se faça essas perguntas:
3. A – achievable / alcançável
Sua meta dever ser atingível e viável! É necessário ter os ‘’pés no chão’’ ao planejá-la, só assim você consegue verificar se ela será alcançável.
Durante o processo, se pergunte:
Aqui vale um ponto de atenção!
Seja muito sincero com você mesmo, e se alguma dessas respostas for não, pare e repense sua meta. Afinal, elas devem ser coerentes com a sua realidade do momento.
4. R – relevant / relevante
Esse é um dos passos que considero fundamental, pois é aqui que você vai entender a relevância e o impacto dessa meta na sua vida, é entender de fato o porquê de ter essa meta!
A partir do momento que você tem consciência do porquê isso é importante para você, fica mais fácil o caminho de realização. Então, nesse momento, responda essas perguntas:
5. T – time / prazo (tempo)
E chegamos no ponto em que você deverá determinar um prazo para a conclusão das metas, por isso é muito importante que você defina uma data limite para atingi-las através de datas fixas!
Se pergunte:
Aqui falamos de data completa, com dia, mês e ano, ou no mínimo mês e ano.
Se você seguir esses passos, o processo de definição das suas metas será muito mais fácil e assertivo.
Lembre-se sempre: quanto mais específica, clara e realista sua meta for, maior são suas chances de realizá-la!
Conquistando objetivos com a metodologia SMART
Pensando de forma estratégica, dividindo um objetivo principal em pequenas metas e colocando tempo e energia para a realização, você consegue conquistar seus objetivos, sejam eles pequenos ou grandes!
Tenha em mente que realizar objetivos é bem mais do que colocar os desejos no papel.
É ter clareza do que se quer e saber dizer não a tudo o que te desvia do caminho da conquista. Essa estratégia facilita a gestão das metas e estabelece uma estrutura objetiva para que você alcance seus objetivos.
Então, agora é hora de colocar a mão na massa e te desejo boa sorte na sua jornada!