Em algum momento da sua vida você já deve ter dado e recebido um feedback.
Especialmente no mundo corporativo essa ferramenta está sendo cada vez mais incorporada na área de gestão de pessoas.
Mas afinal, você sabe o que é feedback?
Falando de uma forma simplista, o feedback é oferecer uma informação a alguém do que foi observado em devida situação ou momento.
Eu vejo como uma conversa estruturada, que visa o crescimento, autoconhecimento, mudança de comportamento e reflexão da pessoa que o recebe.
Acredito que o feedback é uma ferramenta de desenvolvimento, que quando bem conduzida gera aprendizado e mudanças em quem o recebe, justamente porque seu objetivo é direcionar as ações dessa pessoa.
Ele pode ser visto também como um ato de generosidade de quem o oferece, uma vez que o oferecedor se importa com o recebedor e quer que essa pessoa se desenvolva e “acerte a rota”.
Um feedback pode e deve ser utilizado para acertar a rota e para rever pontos a melhorar, mas também, é muito importante serem oferecidos quando algo funcionou, pois assim servem como forma de incentivo e reconhecimento.
Temos muito em mente que o feedback é relacionado a falhas, ou para falar de algo que não deu muito certo, mas o feedback positivo é muito importante, pois gera crescimento, reforça a ação, estimula e faz a pessoa pensar nas estratégias que tomou e levaram ao resultado positivo.
Afinal, quem é que não gosta de um retorno positivo de um trabalho em que se dedicou tanto?!
Qual a sua importância?
Tanto para a vida profissional quanto para a pessoal o feedback é muito importante, ele é como uma bússola, e aqui você encontra alguns pontos do porquê ele é tão importante.
Os tipos de feedback
» Feedback Positivo
Este tipo tem como objetivo reforçar uma ação ou comportamento que foi benéfica, cumprida com sucesso e que pode ser repetida. O feedback positivo pode ser oferecido na presença de outras pessoas.
» Feedback Corretivo
Já o feedback corretivo é usado com o intuito de fazer com que a pessoa reveja, melhore ou corrija um comportamento ou ação. Seu principal objetivo é fazer com que a pessoa se desenvolva, tendo foco no seu crescimento. Este tipo de feedback deve ser oferecido em um ambiente adequado, com privacidade e excluindo a presença de pessoas.
Feedback no mundo corporativo
Muitos profissionais, sejam eles líderes ou liderados, ainda tem dificuldade em dar um bom feedback e por isso, muitas vezes preferem procrastinar esse momento. Em alguns casos isso acontece pois se sentem incomodados em comentar os comportamentos das pessoas, sejam eles positivos ou negativos.
Há também os casos em que os profissionais sentem dificuldades e não se sentem preparados para esse momento, e então, ao invés de falar sobre as ações, levam para o lado pessoal e o que deveria gerar aprendizado passa a ser uma “bronca”, uma conversa sem foco e sem desenvolvimento.
Percebo que muitos líderes oferecem feedbacks por obrigação, especialmente quando a área de recursos humanos exige, principalmente nos momentos de avaliação de desempenho.
Dar ou receber um feedback pode sim gerar certo desconforto, e isso acontece pois não estamos acostumados a ter conversas sinceras e mostrar vulnerabilidade. Mas, se estivermos prontos para acolher esse momento, assumir a responsabilidade, seremos muito mais empáticos e entenderemos que é um processo que visa promover aprendizado, transformação e crescimento, e isso tornará o feedback mais agradável.
Para as organizações usar o feedback como estratégia só traz benefícios, ajuda no aumento da performance dos colaboradores e proporciona um ambiente de trabalho melhor, com mais qualidade nas relações interpessoais.
Dicas para dar um feedback
E agora, depois de entender o que é, qual o objetivo e seus tipos, deixo aqui algumas dicas para ter ajudar no momento de dar um bom feedback, que será adequado quando for:
7 dicas para te ajudar no momento de oferecer um feedback
» Analise a necessidade de aplicar o feedback
Reflita sobre o que você quer atingir com essa conversa, pense em como esse feedback pode ajudar no desenvolvimento da pessoa que o recebe.
» Prepare-se antes
Faça uma lista de tudo o que será abordado na conversa para ser um guia, e assim a conversa será mais assertiva.
» Escolha um local adequado
Especialmente se o feedback for do tipo corretivo, escolha um ambiente fechado e que não tenha outras pessoas presentes.
» Ofereça o feedback imediatamente
Apenas tome cuidado com o aspecto emocional dos envolvidos, dependendo do caso, deixe o feedback para o dia seguinte. Os feedbacks devem ser dados de forma imediata, pois se passa muito tempo, o profissional nem irá se lembrar o que aconteceu.
» Tenha empatia
Lembre-se que você dará o feedback à uma pessoa, ouça o que ela tem a dizer e pratique a escuta ativa.
» Não faça críticas pessoais
Feedback não é bronca! É muito importante suspender os julgamentos. Dê exemplos de ações e comportamentos que você julgar apropriados para a situação. Lembre-se sempre: a conversa deve gerar desenvolvimento.
» Plano de ação para o desenvolvimento
O profissional deve sair da conversa com um plano de ação para que se desenvolva.
Para que o feedback proporcione o desenvolvimento, ele deve ser constante.
Pratique sempre!